Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell,
em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem
fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um
sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei
escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre,
fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de
fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Missão
A missão
do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de
valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo
melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva
em sociedade.
Visão
O
Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na
criação de um mundo melhor.
Princípios
do Escotismo
Dever
para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
Dever
para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
Dever
para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Desenvolvimento
físico
Proporcionar
o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios,
excursões e acampamentos.
Desenvolvimento
moral
A
finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja
sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para
com Deus, pátria e próximo.
Desenvolvimento
intelectual
Dá-se
uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como
cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de
segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.
MÉTODO ESCOTEIRO
1. ACEITAÇÃO DA LEI E DA
PROMESSA ESCOTEIRA
Todos aqueles que querem fazer parte do Movimento
Escoteiro devem aceitar a Lei e a Promessa Escoteira, e o fazem
voluntariamente, pois ninguém é obrigado a ser Escoteiro. Aceitar a Lei e a
Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um
código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a
Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para
observá-las.
2. APRENDER FAZENDO
O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela
ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e
iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.
Não usamos aulas para transmitir informações ou
impingimos aos jovens exercícios teóricos com o objetivo de adquirir
conhecimento. Nós preferimos fazer com que todos aprendam com a prática e que o
erro seja visto como um passo em busca do acerto. Os jovens devem ser
incentivados a desenvolverem suas habilidades e gostos pessoais, cabendo ao
Escotista criar oportunidade para tal.
3. VIDA EM EQUIPE
A vida em equipe significa a integração a pequenos
grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita
a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio
da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a
capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.
Nos Ramos Escoteiro e Sênior este ponto é aplicado sob
o nome de Sistema de Patrulhas.
4. ATIVIDADES
PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS
As atividades são o elemento que dispomos para atrair
os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos
anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades
definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo,
asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir
e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua auto-educação.
As atividades devem ser programadas de maneira
progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas,
habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de
acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos.
As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas
serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.
As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação
em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre
e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira
e o Ambiente Fraterno.
5. DESENVOLVIMENTO
PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL
O chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de
cada jovem individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências
para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar
interesse pelas coisas que ele faz, gosta, oferecer ajuda e orientação são
alguns passos para conquistar a amizade do jovem.
Portanto, o chefe deve considerar a realidade e o ponto
de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de cada um e dar o
exemplo
Individualmente, muitos desses pontos são ferramentas de outras
formas de educação. Mas no escotismo eles fazem parte de um todo, tornando o
Método escoteiros único.
Os elementos atuam como uma rede, e podem ser visto singularmente
como:
- Cada um tem uma função específica;
- Interação de cada um reforça o mesmo;
- Contribuí para toda proposta a ser atingida.
Uma importante característica do sistema é a sinergia criada, o
efeito do sistema é muito maior do que um elemento sozinho. Cada elemento do
Método tem função educacional; cada elemento completa o impacto do outro. Se
algum elemento se perde ou não é utilizado propositadamente, o sistema não pode
servir para a proposta inicial - o progressivo e holístico desenvolvimento do
jovem.
O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento
do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para
todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.
Pode parecer que há um erro, uma pessoa não pode estar fisicamente
em contato com o mundo natural e dando suporte a um hospital, mas ela pode sim
conter elementos da natureza como um plano de fundo, ou mesmo presente
utilizando métodos que não deteriorem a natureza, por exemplo.
O sistema natural de
progressão de auto-educação
O Método Escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é
estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz
isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar,
a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar
soluções; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.
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